As estratégias digitais elaboradas para gerar leads de qualidade e fechar as vendas com outras empresas, estão ganhando cada vez mais força.
Ter um site profissional, com design compatível com os diferentes tipos e tamanhos de dispositivos (como notebooks, celulares e monitores HD) e estar presente nas mídias sociais é o mínimo que se espera de uma empresa que tem como objetivo atrair mais clientes e vender mais.
Mas para de fato atingir essa meta com qualidade e eficiência, é necessário oferecer às pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço, informação relevante e de qualidade.
Conhecer as necessidades dos seus clientes, suas dores e seus anseios, é o primeiro passo para se criar uma estratégia de sucesso nos meios digitais. Dessa forma, você fortalece a presença da sua marca, com foco em gerar novas oportunidades de negócios.
Vale ressaltar que no segmento B2B as compras não são feitas por impulso ou com base na emoção, diferente do mercado B2C. Os ciclos de vendas em geral são mais longos e criteriosos e o processo de compra é mais racional por parte dos clientes.
Por isso, construir a credibilidade da marca ou dos produtos a longo prazo, é indispensável e os meios digitais são os instrumentos que vão ajudar nessa construção. Por isso, vamos falar sobre alguns temas que devem fazer parte da sua estratégia para alcançar o sucesso e aumentar as vendas no mercado B2B.
6 dicas fundamentais para criar uma boa estratégia digital no mercado B2B
1 ) Definir nichos de mercado para atender
Trabalhar com nichos ajuda na criação de estratégias específicas e na concentração de esforços de maneira mais otimizada. Com a segmentação por nichos você cria personas com perfil mais definido, permitindo estratégias mais assertivas, de maior valor agregado e com melhores resultados. E isso ajuda a gerar autoridade para sua marca.
2) Elaborar metas de crescimento
Para poder crescer é preciso saber onde está e onde se quer chegar. Por isso, ter um plano de crescimento com metas bem definidas a curto, médio e longo prazos é importante para trazer maior clareza aos objetivos que deverão ser incorporados nas estratégias de marketing digital.
Para isso, faça uma análise do crescimento da empresa nos últimos anos, avalie o cenário atual e com base nessas informações, determine onde quer estar em um determinado período. Todo esse estudo deverá servir como um guia para orientar as estratégias digitais.
3) Mapear o ciclo de vendas
No mercado B2B o ciclo de vendas pode apresentar diferentes etapas e momentos dependendo do tipo de produto ou serviço vendido. Pode durar desde alguns dias ou semanas, para ofertas de valores mais baixos ou venda de commodities, até muitos meses para negócios mais complexos. Mas o fato é que com a transformação digital a forma como as empresas fazem negócios, vem passando por várias reformulações nos últimos anos.
Essas mudanças vêm ocorrendo, em geral, para encurtar e tornar mais ágeis e efetivos os ciclos de vendas das empresas B2B, já que os ciclos mais curtos geralmente levam a lucros maiores.
Daí a importância de mapear seu ciclo de vendas, verificar os pontos em que pode ser otimizado, e depois utilizar as estratégias de mídias digitais e a produção de conteúdos relevantes para gerar mais leads qualificados e economizar algumas etapas no processo de prospecção e vendas.
4) Manter seu site sempre atualizado
Lembre-se que o site também funciona como seu cartão de visitas e seu catálogo de produtos e serviços. Por isso, seu conteúdo dever ser constantemente revisado, para se manter sempre interessante e atual para os seus clientes.
Além disso, você não deve deixar de dar atenção aos novos recursos e tecnologias que podem ser agregados ao seu site, para oferecer sempre uma boa usabilidade, com navegação fluída e intuitiva para melhorar a experiência do usuário, e também ter uma página bem ranqueada nos buscadores.
5) Caprichar no design e comunicação de vendas
O design é um fator importante para apresentar a empresa, a marca, então é importante criar um visual profissional e autêntico. Um design de qualidade ajuda a criar uma boa experiência de navegação, a partir da escolha da paleta de cores, tipografia e perfil das imagens.
Mais do que isso, também é essencial ter um menu claro e objetivo e uma página principal que conduza a navegação do usuário de acordo com a estratégia de marketing definida.
Além da identidade visual, a comunicação também envolve a parte textual. É importante passar uma mensagem clara e fluída, com uma linguagem adequada ao seu público e ao seu tipo de negócio.
Um site bem desenvolvido é crucial para o sucesso das campanhas de mídia, para a conversão de leads e o fechamento de novos negócios.
6) Investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais
Como conversar com empresas pelas redes sociais? Muitas empresas buscam interagir e fazer negócios com um conjunto de ações para desenvolver e se relacionar com outra empresa por meio de diferentes canais de comunicação, inclusive nas redes sociais.
Existem alguns canais que são melhores que outros, dependendo do público do seu negócio, e que podem trazer grandes resultados com uma boa estratégia de marketing digital B2B. Primeiro, é preciso buscar onde o seu público está e começar a investir com o fortalecimento da marca e a geração de leads.
Hoje o LinkedIn é a plataforma que vem se destacando mais para o marketing B2B. Ele não possui o mesmo recurso de atingir grandes massas, como o Facebook ou Instagram, mas é um dos melhores destinos para empresas que querem atingir nichos específicos dentro do mercado corporativo.
É possível segmentar melhor seu público potencial através de alguns dados disponibilizados pelo LinkedIn, como faixa etária, gênero, segmento de atuação, função ou cargo, tamanho da empresa – isso ajuda a direcionar os anúncios para as pessoas certas dentro da cadeia de tomada de decisões.
Inclua na sua estratégia digital um cronograma de publicação de posts e textos alinhado com as metas que você definiu. Para os posts, utilize imagens de qualidade, que representem a mensagem que sua empresa quer passar e associe a conteúdos que sejam relevantes para o seu público. Crie também matérias de blog e divulgue notícias relacionadas com o seu negócio e a sua cultura corporativa. Essas são as boas formas de atrair novos leads.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre como criar uma estratégia de Marketing Digital B2B ou como aplicar em seu negócio, entre em contato com a equipe da MKWebb e fale com um de nossos especialistas!