Conheça duas grandes plataformas de e-commerce e descubra qual a melhor para o seu negócio

Vender pela internet nunca foi tão necessário, o fato é que durante a pandemia, quando as pessoas começaram a viver em isolamento social, muitas empresas fecharam as portas e o movimento nas ruas diminuiu, fazendo com que as vendas para muitos tipos de negócios caíssem drasticamente.

Neste cenário, muitas empresas precisaram se reinventar e diversificar seus canais de vendas para se manterem ativas. Foi aí que muitos descobriram na internet uma nova forma de se adaptar às mudanças no comportamento de compra dos consumidores.

De lá para cá, o número de vendas online teve um aumento significativo. Cerca de 20 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra pela internet durante a pandemia. E muitas empresas conseguiram crescer nos últimos anos graças às vendas realizadas no e-commerce, tanto para B2C quanto no B2B.

E se a sua empresa entrou nessa onda do digital, mas não está satisfeita com a performance ou com os recursos da sua plataforma de e-commerce, ou ainda, se você não tem uma loja virtual, mas quer levar seu negócio para a web, nós separamos duas grandes plataformas de e-commerce para você avaliar os prós e contras e escolher qual delas atende melhor as suas demandas.

Woocommerce

O Woocommerce é um plug-in de comércio eletrônico robusto, confiável e gratuito, que permite instalações de loja em um site WordPress. É um dos mais conhecidos do planeta! Para quem já tem um site institucional em WordPress e quer adicionar uma loja virtual, ou para quem quer ter os dois ambientes num único lugar, com certeza essa é a solução mais indicada.

Possui uma interface simples e intuitiva, e vem com todas as ferramentas necessárias para a construção do seu e-commerce. Mas você vai precisar de profissionais especializados para desenvolver a sua loja, uma vez que existem muitas opções de recursos que podem ser agregados a ela, dependendo do seu modelo de negócio.

O Woocommerce possui grandes vantagens em relação aos concorrentes, sempre implementando melhorias e corrigindo falhas, dentro integração com o WordPress.

Prós

  • Possui geolocalização já incorporada, possibilitando a detecção do endereço de seu cliente, facilitando o cálculo de frete.
  • Permite uma customização muito ampla das páginas da loja, permitindo que você deixe sua loja com o layout que você deseja.
  • Caso não queira fechar as vendas pela internet, você pode desabilitar o checkout e apresentar seus produtos na forma de catálogo, de maneira profissional.
  • É um plug-in gratuito, com uma infinidade de recursos que podem ser agregados de forma gratuita e paga, para que a loja funcione de acordo com as necessidades da empresa, podendo ter modelos diferentes para B2C e B2B.
  • Não possui um limite para a quantidade de produtos cadastrados.
  • É bastante flexível para adicionar novas alterações e funcionalidades.
  • A vasta biblioteca de plug-ins possibilita integrações com diferentes serviços de logística e entrega, meios de pagamento, marketplaces, sistemas antifraude, redes sociais, Google, ferramentas de chat, entre outros recursos essenciais.
  • Possui recursos para otimização de SEO de todas as páginas, com sugestões de melhorias.

Contras

  • Com uma quantidade de produtos muito grande ou o aumento do tráfego no site, ele pode ficar um pouco mais lento, porém isso pode ser corrigido com a ajuda de profissional.
  • Se o site ficar muito tempo sem atualizar as versões de WordPress e dos plug-ins, o site pode começar a apresentar problemas no funcionamento. Por isso é importante ter um parceiro que faça as manutenções periódicas na plataforma.
  • Você pode precisar de treinamento para acompanhar o desempenho da sua loja no dia a dia, caso não tenha experiência com o ambiente do WordPress. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Tray Commerce

No mercado há mais de 19 anos, a Tray se consolidou como uma das principais plataformas de e-commerce do Brasil. É uma empresa da Locaweb, principal empresa de hospedagem de sites do país.

Ela oferece diversas ferramentas e recursos para montar sua loja online em um só lugar. Tem ainda uma vasta biblioteca de modelos pagos e gratuitos para você desenvolver o layout da loja, sem precisar conhecer de programação. É uma boa opção para quem está começando. A plataforma possui um passo a passo com as etapas necessárias para lançar a loja. Além disso, possui um site de pesquisa com uma ampla bagagem de conteúdo e de tutoriais para ajudar no desenvolvimento.

Prós

  • Possui recursos nativos para integrar seu catálogo de produtos com Facebook/Instagram e Google de forma simples e fácil. Isso ajuda a ampliar a divulgação nas redes sociais.
  • Também tem o SEO Avançado para quem quer a otimização dos processos de busca orgânica para trazer maior visibilidade à loja.
  • Fornece vários filtros de relatórios, para analisar a quantidade de visitas, quem são clientes, a quantidade de vendas ou o ticket médio entre outras opções.
  • Oferece a integração com os principaismarketplaces na própria plataforma, permitindo a gestão dos diferentes canais em um único local. Um ótimo recurso para quem quer ampliar as vendas.
  • Possui um aplicativo exclusivo chamado Frete Fácil, que disponibiliza ofertas de frete para o envio dos pedidos de sua loja, tanto para a Encomenda PAC quanto para o SEDEX. Também possui opção de integração com outras empresas de logística.
  • Existem 8 opções de meio de pagamento para você integrar com a sua loja, além do gerenciador de risco da ClearSale.
  • Painel de gerenciamento simples e intuitivo.
  • Possui diversas funcionalidades nativas para alavancar as vendas, como promoções e cupons de desconto.
  • A plataforma dispõe de suporte sem custo adicional através do telefone, chat e e-mail para todos os planos, mas cada plano tem direito a um tipo de atendimento específico.

Contras

  • É necessário contratar um plano mensal, vinculado à quantidade e produtos e ao número de visitas mensais ao site, que varia atualmente de R$ 49,00 por mês (para 100 produtos e 10.000 visitas mensais) até R$ 749,00 por mês (para quantidade de produtos e visitas ilimitados)
  • Checkout transparente está disponível apenas para alguns meios de pagamento.
  • Customização limitada aos recursos disponíveis no template escolhido para criação da loja. Para uma maior customização de um template ou a criação do layout do zero, é necessário contratar um programador experiente.

Se você deseja criar uma loja virtual ou modernizar uma loja já existente, a MKWebb pode te ajudar. Somos uma agência especializada na criação e design de e-commerce. Escolha qual plataforma se adequa melhor ao seu negócio e entre em contato que a gente desenvolve pra você. 

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