Atualmente, a experiência das pessoas no uso e acesso a internet é bem diferente de anos atrás. Onde quer que você esteja, você pode acessar qualquer informação disponível na web através do seu smartphone, tablet, notebook ou desktop. Isso transformou a rotina das pessoas e também influenciou na forma como elas se relacionam com empresas e suas marcas de preferência na internet.
Pense que as informações que as pessoas precisam estão, ou deveriam estar, ao alcance das mãos. O smartphone já virou uma extensão da vida pessoal e profissional das pessoas que as acompanha em todos os lugares a todo momento.
Agora, se você representa uma empresa que tem produtos, serviços e informações a oferecer para essas pessoas, coloque-se no lugar delas e as imagine fazendo uma busca na web. Como seria a experiência delas ao acessar seu site através do celular? É aí que entra a importância, ou melhor, a necessidade de se ter um site responsivo.
Mas o que é um site responsivo?
De forma simples, um site responsivo é aquele se adapta automaticamente aos diferentes formatos e resoluções de tela dos dispositivos como computadores desktop, notebooks, tablets, smartphones e smart tvs. Na prática, significa que, com um único design, as fontes dos textos, as imagens e demais elementos do seu site ficarão adequadamente visíveis ao usuário, independente do dispositivo que ele esteja usando.
Isso porque os sites responsivos são projetados para identificar a largura de cada dispositivo, analisando quanto de espaço está disponível para mostrar os componentes de uma página de forma que o espaço seja melhor aproveitado.
Antes de mostrar por que sua empresa precisa de um site responsivo, é importante mostrar alguns dados relevantes sobre os brasileiros e a forma como acessam a internet.
Os números falam por si só
De acordo com o IBGE, em 2017 74,9% dos lares brasileiros tinham acesso à internet, o que representa, em números absolutos, 49,2 milhões de domicílios conectados à web.
E 97% das pessoas que participaram da pesquisa do IBGE disseram que utilizam o smartphone para se conectar à internet.
Resumindo, cada vez mais as pessoas – dentre as quais incluem-se seus clientes, prospects e leads – utilizam dispositivos móveis para acessar a internet. Aí cabe uma pergunta: Sua empresa está adaptada a esse cenário?
Se está, ótimo! Seus clientes provavelmente terão uma boa experiência com sua empresa na web. Caso não esteja, é hora de repensar sua estratégia de comunicação online e investir num site responsivo o quanto antes.
Se estes números ainda não te convenceram, então continue a leitura.
Motivos para seu site ser responsivo
Prioritariamente, com um site responsivo você vai parar de perder novas oportunidades de negócio. Veja porquê!
1) Melhora a experiência do usuário
Imagine acessar um site através do smartphone, em que as fontes dos textos ficam muito pequenas, as imagens cortadas, ou com tamanhos desproporcionais que dificultam a visualização, os elementos da página ficam sobrepostos e você fica completamente confuso e não consegue encontrar o que procura. O que acontece em seguida? Certamente você vai abandonar esse site e procurar um concorrente que ofereça uma melhor experiência de navegação, na qual você consiga encontrar o que está pesquisando.
Isso é o que acontece com os clientes quando acessam um site que não é responsivo, através de um dispositivo mobile. Quando a experiência do usuário é ruim, ele não volta mais àquele site. É isso que você quer para o seu negócio?
2) Priorização no ranking do Google
Todo mundo quer estar à frente da concorrência nas buscas do Google. Então saiba que desde 2015 o Google alterou seus algoritmos e passou a dar prioridade em seu ranking para os sites que são responsivos, ou seja, que são adaptados para dispositivos mobile.
Se seus concorrentes já tem um site responsivo e você não, então provavelmente eles já estão à sua frente.
3) Redução da taxa de rejeição
Se as pessoas acessam seu site e o abandonam logo em seguida, sem navegar pelas páginas, o Google entende que elas não encontraram o que procuravam. Esse comportamento do usurário é tratado como rejeição. Quando seu site tem uma alta taxa de rejeição, o Google pode interpretar que seu conteúdo não é relevante e são grandes as chances de perder posições no ranking de busca.
Ter um site responsivo ajuda a reduzir a quantidade de pessoas que entram no seu site e o abandonam sem nenhuma interação, pois ajuda a proporcionar uma melhor experiência de navegação ao usuário.
4) Melhora o engajamento nas redes sociais
De acordo com o relatório Digital in 2018: The Americas, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais
Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%. Sendo que a maioria dos acessos é feito através de dispositivos móveis.
Se a sua empresa está presente nas redes sociais ou pretender estar, é necessário que seu site esteja preparado para o ambiente mobile. Dessa forma, a chance de as pessoas compartilharem sua página e seus conteúdos é muito maior.
Já é fato notório que as pessoas querem ter o acesso às informações de forma rápida, prática e objetiva. Para sua empresa ter condições de oferecer isso aos seus clientes, é essencial que ela tenha um site responsivo. E quanto antes estiver preparado para os dispositivos mobile, mais rápido você terá um retorno positivo para o seu negócio.
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