Veja como montar suas campanhas com Facebook Ads

Quando o assunto é marketing nas redes sociais, muita gente se engana ao achar que não se gasta nada para trazer resultados, já que as ferramentas são gratuitas. Isso não está totalmente correto, pois sempre há um investimento, porém, é muito mais acessível para médias e pequenas empresas do que anunciar nas mídias tradicionais. Investir em mídia online, como Links Patrocinados, Facebook Ads, entre outras opções, é uma grande maneira de atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível.

O Facebook Ads é hoje uma das mídias pagas mais eficientes para o Marketing Digital, pois oferece uma grande variedade de formatos de anúncios e opções de segmentação de público, proporcionando um maior número de conversões.

Antes de criar sua campanha com Facebook Ads

É importante esclarecer que, ao criar anúncios, eles não aparecem como uma postagem normal dentro da timeline da sua Fan Page. Eles são exibidos diretamente no feed de notícias do público-alvo, com o mesmo formato de uma postagem. Para que o mesmo conteúdo do seu anúncio apareça na sua timeline, é necessário que você o publique em sua página.

Outra informação importante é que os anúncios são diferentes de uma Publicação Impulsionada e de uma Publicação Patrocinada.

Publicação impulsionada

Para este tipo de publicação, é necessário utilizar um post já publicado em sua Fan Page e o impulsionamento é feito diretamente do seu Feed. O Facebook costuma sugerir o impulsionamento dos posts com melhor desempenho.

Ao impulsionar uma publicação, o seu alcance aumenta consideravelmente, porém, não é você quem determina o público para o qual essa publicação será mostrada. Ela será direcionada para diferentes grupos, com base na performance do post até o momento.

Publicação patrocinada

Ao patrocinar uma publicação da sua Fan Page, ela será apresentada como “Patrocinada” e a sua audiência será limitada às pessoas que curtiram a sua página e aos seus amigos e elas costumam aparecer mais alto no feed dessas pessoas, aumentando as chances de visualização.

Se você pretende criar algo mais direcionado, com objetivos específicos, é necessário ter uma estratégia bem definida e investir de forma mais segmentada utilizando os Facebook Ads. Mas antes de começar, é importante entender melhor a sua estrutura.

Como funciona uma estrutura de campanha

O Facebook Ads tem três níveis: Campanhas, Conjunto de anúncios e Anúncios. Essas divisões possibilitam focar melhor os anúncios para cada grupo específico, ter um controle maior sobre orçamento e cronograma, e analisar os resultados com mais facilidade. Vamos ver a seguir mais detalhadamente cada nível dessa estrutura.

Campanha

Em nível de campanha você deve escolher um objetivo específico, que pode ser aumentar o número de curtidas em sua página, direcionar visitantes para o seu site, gerar envolvimento com alguma publicação da página, etc.

Conjunto de Anúncios

Dentro de cada campanha você pode criar diferentes conjuntos de anúncios, de acordo com o segmento de público que deseja atingir.

Por exemplo, uma campanha para gerar cliques no seu site pode ter um conjunto de anúncios para pessoas de São Paulo e outro conjunto de anúncios para pessoas de Minas Gerais. Para cada grupo de anúncios é possível determinar um orçamento e um cronograma específicos, o que permite um controle maior por parte do usuário.

Anúncios

No nível dos anúncios, é possível fazer variações de textos, imagens, links, etc. Além disso, aqui são definidos os lances – valores de CPC (Custo por clique) ou CPM (custo por 1.000 impressões) – e outras definições do público-alvo.

Opções de anúncios

Existem diferentes tipos de anúncios, cada um com seus objetivos, dependendo dos resultados que se pretende atingir. Vamos ver o que significa cada uma dessas opções:

Envolvimento de publicação de página: Anúncios que impulsionam suas publicações e aumentam curtidas, comentários, compartilhamentos, reproduções de vídeos e visualizações de fotos.
Curtidas de página: Anúncios para construir público no Facebook e aumentar o número de seguidores da Fan Page.
Cliques no site: Anúncios para estimular pessoas a visitarem seu site.
Conversões no site: Anúncios para promover ações específicas no seu site. Será preciso usar um pixel de conversão-monitoramento para medir os resultados.
Instalações do aplicativo: Anúncios para estimular pessoas a instalarem o seu aplicativo.
Envolvimento com o aplicativo: Anúncios que gerem mais atividades no seu aplicativo.
Participações no evento: Anúncios para promover seu evento.
Obtenções da oferta: Anúncios para promover ofertas que você criou. É preciso usar uma oferta já criada ou criar uma nova.

Formatos dos anúncios

Além de escolher a opção de anúncio, de acordo com os objetivos que você deseja atingir, você ainda tem como otimizar tudo isso, selecionando também o formato de anúncio que mais e adequa.
Imagem única – Você usa uma imagem e texto para transmitir sua mensagem.
Vídeo único – Utilize um vídeo curto para cativar o seu público
Carrossel – Você pode mostrar uma sequência navegável de imagens ou vídeos, com links.
Apresentação multimídia – Você pode trabalhar como se fosse uma apresentação de slides, com no máximo 10 imagens.
Canvas – Somente para dispositivos móveis. É um formato mais imersivo, como uma experiência de página inteira, em um único anúncio
Coleção – Somente para dispositivos móveis. Você pode apresentar os produtos da sua loja virtual e estimular a compra a partir no anúncio.

Agora que você já sabe como e por onde começar, trace seus objetivos, elabore uma estratégia e coloque a mão na massa!

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