O lançamento do novo site da MKWebb nos motivou a inspirar outras empresas a renovar o design do seu site. Não há nada melhor do que ter a energia renovada através da mudança.
Hoje em dia, para as empresas de qualquer segmento ou porte, ter um site é essencial, já que a internet é o principal canal utilizado pelas pessoas para a procura de produtos e serviços, e a competição para estar no topo dos buscadores é enorme.
Mas será que a vitrine da sua empresa na web não está precisando de uma mudança no visual para atrair mais clientes para o seu negócio?
Se o seu site tem de 2 a 5 anos, talvez esteja na hora de pensar em uma renovação. O ideal é fazer isso a cada 3 anos no máximo, pois tanto as tecnologias quanto os conceitos de design têm evoluído com bastante rapidez.
Nós separamos alguns pontos importantes a serem avaliados para ajudá-lo a decidir se chegou a hora de renovar o design do seu site.
Será que design do seu site está de acordo com a sua marca?
Se a sua empresa tem como objetivo passar uma imagem de modernidade, mostrando que acompanha as tendências do mercado e está sempre à frente da concorrência, mas seu site não condiz com isso, então este é um grande indício de que uma renovação é necessária. E é recomendável sempre estar de olho no que as outras empresas do seu segmento estão fazendo para não ficar para trás. Passar uma imagem de algo obsoleto não ajuda a atrair mais clientes.
Você quer exigir mais do que seu site pode oferecer
Se você quer agregar novas funcionalidades ao seu site, para captar mais clientes, incrementar as vendas ou automatizar processos, mas a estrutura do seu site não suporta essas alterações, então está na hora de modernizar. A cada dia surgem novas funcionalidades, e possibilidades de integrações de sistemas com as plataformas de sites e lojas virtuais que podem fazer com que seus usuários vivenciem melhores experiências de navegação ou de compras na internet. E clientes felizes se tornam clientes fiéis.
Seu site não está preparado para os dispositivos mobile
O número de acessos aos sites através dos dispositivos móveis tem crescido bastante, ultrapassando em muitos casos os acessos via desktop. Por isso, se a tecnologia do seu site não é responsiva você está deixando de conquistar muitos clientes, afinal, se você acessa um site através do celular e não consegue visualizar os textos e imagens corretamente, você desiste e procura um concorrente que tenha um site preparado para mobile.
Não há integração com as Redes Sociais
Atualmente as pessoas passam bastante tempo explorando e se atualizando através das Redes Sociais, que são outra importante ferramenta de divulgação da sua empresa no meio digital. Se os seus clientes estão nas Redes Sociais, você também precisa estar! Porém, se seu site não está integrado às principais redes como Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube, a divulgação acerca das novidades da sua empresa, seus serviços ou produtos fica prejudicada. É importante que seu público, ao visitar seu site, tenha acesso às suas Fan Pages para poder segui-las e receber suas informações e atualizações. E se você tiver um blog ou uma loja virtual, é importante incluir botões de compartilhamento. Se hoje você não possui esses recursos, então é melhor correr atrás do tempo perdido e criar um site novo rápido!
As necessidades do seu público evoluíram e mudaram
Nem é preciso dizer muito sobre isso, pois se seu público está clamando por algo novo e diferente, é seu dever proporcionar a ele essa nova experiência com a sua marca, ou então você irá perdê-lo para a concorrência. Já foi o tempo dos sites com extensos textos sobre a empresa e seus serviços, hoje tudo está mais visual, mais dinâmico e prático. As pessoas querem saber o que sua empresa tem a oferecer e quais são seus diferenciais, de forma clara e objetiva, sem precisar navegar muito pelo site. Para os conteúdos mais detalhados e explicativos existe o blog, que é outra ferramenta que está se tornando cada vez mais presente nos sites corporativos. Para avaliar se seu público está satisfeito com o que está encontrando em seu site, fique atento às estatísticas de acesso do seu Google Analytics.
Fique de olho na concorrência
É saudável pesquisar e avaliar o que seus concorrentes estão fazendo, para que você não fique para trás ou, melhor ainda, para que esteja à frente deles. Isso inclui visitar seus sites e avaliar a experiência que eles estão proporcionando aos clientes. Como dissemos no início da matéria, é na internet que a maioria das decisões de compra acontecem. Nesse processo, a experiência que seu site proporciona às pessoas é essencial na hora da tomada de decisão, levando em consideração a navegabilidade, a facilidade de encontrar o que buscam, a qualidade da informação, a interatividade, entre outros critérios. Se você está deixando a desejar em relação à concorrência ou se pretende se antecipar a ela, talvez seja hora de pensar em renovar o design do seu site.
Se em algum dos casos que percorremos acima a carapuça lhe serviu, então acredito que esteja na hora da sua empresa dar uma repaginada no visual e no conteúdo, e renovar sua imagem na web com um novo site. Se for este seu caso, pode contar com a MKWebb. Nós vamos ajudar sua empresa a decolar na internet 🚀. Se quiser conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, confira nosso portfólio.