5 dicas para aumentar suas Vendas com o Marketing Digital

A internet já é considerada hoje a maior fonte de informação do mundo, sendo que 87% dos internautas utilizam a web para pesquisar produtos e serviços antes de adquiri-los. E é neste cenário que se desenvolve o Marketing Digital, criando e aplicando ações de comunicação, especificamente para a internet e dispositivos móveis, com o objetivo de divulgar uma marca, empresa ou produto, promover novos negócios e construir um canal de relacionamento com os clientes.

As ações de Marketing Digital visam atrair os potenciais consumidores de forma rápida, relevante e personalizada para aumentar vendas. E uma das grandes vantagens dele, se comparado com o Marketing Tradicional, é literalmente o custo benefício, já que os investimentos são bem inferiores, com um ROI (Retorno Sobre Investimento) muito maior. Nesse “novo” Marketing é possível mensurar de forma mais clara e objetiva os resultados das ações, otimizando recursos. Em tempos de crise se torna um importante investimento de negócio.

Uma estratégia digital engloba uma diversidade de ações que precisam estar claramente alinhadas com os objetivos e o plano de negócios da empresa e devem ser elaboradas de forma inteligente para gerar os resultados esperados. Decidimos então, reunir algumas dicas importantes que guiarão você ou sua empresa com sucesso nessa caminhada.

1- Escolha uma empresa qualificada e invista nas ferramentas adequadas

Se você realmente busca resultados, esse é o caminho. Muitas pessoas ainda precisam mudar a mentalidade e encarar o Marketing Digital como um investimento em seu negócio e não como um gasto. Gastos em geral não trazem retorno, mas definitivamente este não é o caso das ações que envolvem uma estratégia digital coesa, que tem como objetivo claro aumentar vendas.

E uma estratégia digital pode englobar diferentes tipos de serviços e ações que devem ser definidos e desenhados especificamente para o seu negócio, com foco no seu perfil de cliente ideal, e nas metas propostas, para que realmente funcione. E sem as ferramentas de mercado adequadas, fica muito mais difícil obter as métricas e fazer o acompanhamento dos resultados.

Se você está pensando em aplicar seus recursos financeiros nesta área, então pesquise uma empresa que tenha qualificação para isso, que ofereça as soluções e serviços digitais que atendam às necessidades do seu negócio, que tenham a inteligência estratégica para desenvolver um Planejamento de Marketing Digital e que se utilizem das ferramentas adequadas para isso.

 2 – Saiba identificar os seus clientes ideais

Toda estratégia de Marketing Digital está baseada no público que precisa ser atingido. Por isso, é muito importante que você conheça de fato quem ele é. Você já se perguntou, quem é o cliente ideal para seu negócio ou para uma determinada linha de produtos? Hoje em dia não basta saber apenas a idade, o sexo, a região e a renda de quem compra ou fecha contratos com a sua empresa.

Existe um novo conceito de público-alvo hoje, as buyer personas, que são perfis detalhados, criados para representar o seu comprador ideal. Com pesquisas e um estudo aprofundado é possível enxergar quais os principais problemas que esses clientes ideais tem e que sua empresa pode ajudar a solucionar.

Com essa informação você evita que uma estratégia seja elaborada com base em suposições, diminuindo a possibilidade de erros em uma campanha digital o que significa um investimento mais assertivo com ações personalizadas e baseadas no que seu consumidor busca e precisa, ou seja, nas dores dele que você pode resolver. Isso representa uma economia de tempo e de dinheiro.

Não poupe esforços na hora de definir as personas para o seu negócio, pois a estratégia de comunicação direcionada especificamente para um nicho de interesse aumenta bem a probabilidade de compra e no final das contas é isso que você deseja: aumentar as vendas!

3 – Invista em conteúdo de qualidade

As estratégias de Marketing Digital que trazem mais resultados na geração de leads qualificados envolve a produção de conteúdos úteis e relevantes, desenvolvidos para responder às dúvidas, necessidades e objeções das buyer personas.

Os conteúdos podem ser oferecidos em diferentes formatos, como textos, vídeos, e-books, planilhas, infográficos, entre outros. A ideia é que seus clientes potenciais sejam nutridos de informação de real valor agregado, esclarecendo suas dúvidas, para que sejam guiados em seus processos de compras, gerando visibilidade e credibilidade para sua marca, estreitando o relacionamento com clientes potenciais e reais e gerando fidelização.

Mas para atingir esses resultados, não basta sair criando conteúdos e postando num blog. Se fizer isso, você pode até conseguir aumentar o número de visitantes do seu site, porém, para realmente converter visitantes em compradores, é preciso mais do que isso.

Então já que você vai investir em marketing de conteúdo, faça isso de forma adequada, com base em uma estratégia inteligente, não só para a criação dos conteúdos, mas também para promove-los nas mídias online de forma eficiente.

4 – Dê a devida atenção aos dispositivos móveis

Segundo uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em 2015, mais de 80 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular, sendo que 19% deles, o utilizam como único meio de acesso à rede.

Dessa forma, fica clara a necessidade de se ter um site responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes formatos de tela dos dispositivos, sejam eles smartphones, tablets, notebooks ou desktops. Não dá mais para ter um site ou loja virtual que funcione apenas na tela do computador, caso contrário, sua empresa irá perder muitas oportunidades de venda logo de cara.

Além disso é necessário pensar em estratégias de Marketing Digital específicas para mobile. Quer saber o porquê? Simples, porque hoje cerca de 63% do tempo de navegação dos internautas no Brasil é gasto em dispositivos móveis, sendo que 88% desse tempo é destinado aos aplicativos (Apps).

5 – Organize sua estrutura de vendas para atender as novas demandas

 O Marketing Digital vai utilizar todas as informações e ferramentas adequadas para criar estratégias e campanhas que gerem leads qualificados e novas oportunidades de negócio para sua empresa. Você deve estar pensando – “É exatamente isso que eu preciso! ”. Afinal, qual empresa não gostaria de aumentar suas vendas?

Existe, porém, um fator essencial para que toda a estratégia desenvolvida na web realmente se converta em negócios concretizados. É necessário que a força de vendas esteja alinhada com o desenvolvimento de marketing para que a empresa consiga suprir as novas demandas. A área comercial da empresa precisa criar um processo de atendimento dos novos leads gerados pelo Marketing Digital, precisa saber o momento ideal e a melhor forma de interagir com esses leads.

Para isso é necessário que a equipe de vendas receba as informações sobre a inteligência do lead, ou seja, todos os dados captados sobre seu perfil e os passos que ele percorreu até chegar à sua empresa. Assim a abordagem de vendas pode ser trabalhada de acordo com cada tipo de cliente e as metas propostas podem ser alcançadas. Apenas gerar leads não leva aos resultados, é preciso saber o que fazer com eles depois de gerados.

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