Um funil de vendas B2B refere-se a uma sequência de estágios pelos quais os clientes B2B passam até concluir um ciclo de vendas. Seu principal objetivo é converter prospects de negócios (leads) em clientes. Os funis de vendas B2B são específicos para determinados produtos, mas sua estrutura geral segue o modelo de jornada de compras: Conscientização > Interesse > Desejo > Ação.
Embora seja tentador olhar para o seu funil de vendas de marketing B2B como uma progressão linear, na realidade, os clientes em potencial irão subir e descer no funil, às vezes de forma linear outras vezes não.
Um funil de cliente B2B leva mais tempo para ser otimizado porque requer um tráfego significativo para permitir a análise das métricas e avaliação dos resultados.
Isso também envolve seguir uma estratégia para influenciar as decisões dos clientes em potencial a seu favor, para que mais deles decidam se tornar seus clientes.
Para pequenas organizações com pouco tráfego, a melhor abordagem é encontrar as falhas no funil e corrigi-las. Na maioria das vezes, são formulários com falhas, links quebrados e etapas ausentes para uma jornada completa do usuário.
Funil de vendas B2B x B2C
A diferença entre um funil de vendas B2B e B2C é o nível de complexidade adicional nos funis B2B em oposição aos B2C. Os funis B2B são mais complexos porque o ciclo de vendas B2B é mais longo que o B2C. Um ciclo de vendas mais longo requer mais estágios no meio do funil para que os compradores concluam sua avaliação da adequação do produto à empresa.
Por que os ciclos de vendas B2B são mais longos que os do B2C?
a duração de um ciclo de vendas geralmente é determinada pelo custo associado ao produto ou serviço. Uma oferta cara geralmente leva mais tempo para a tomada de decisão e compra. A diferença pode ser de 1 dia para B2C a 6 meses para B2B.
Outra razão para isso é que o processo de compra B2B é muitas vezes altamente estruturado e examinado.
Quais são as etapas de um funil de vendas B2B?
Cada funil B2B é único. Um funil B2B SaaS não parecerá um funil de comércio eletrônico B2B ou um funil de solução personalizada. Cada um exigirá ativos específicos diferentes para cobrir os estágios essenciais do funil. Dito isso, todos os funis de marketing B2B compartilham os mesmos estágios conceituais que passam pela jornada psicológica e prática do cliente.
3 etapas em um funil de marketing B2B
Os funis de marketing B2B têm pelo menos três estágios que representam o início, o meio e o fim da jornada do cliente para fazer uma compra. Muitas equipes de marketing e vendas adicionam mais estágios para refletir seus ciclos de vendas mais longos. Eles também podem estender o funil para aumentar o engajamento, a retenção e a fidelização dos clientes existentes.
Topo do funil: Consciência
Na fase de conscientização, o potencial cliente descobre seu problema e busca analisá-lo. A persona-alvo é o usuário final do seu produto ou serviço.
Tomemos, por exemplo, uma startup que oferece programas de treinamento e orientação para funcionários. A startup precisa envolver os funcionários que precisam de orientação, bem como os gerentes que desejam melhorar o crescimento e o moral dos membros de sua equipe. Essas duas personas têm diferentes pontos de interesse e objetivos, então a startup cria diferentes campanhas de marketing para elas.
- Persona-alvo: usuários finais, gerentes
- Materiais de marketing: postagens de blog orientadas a SEO, recursos de mídia, listas de verificação, anúncios
- KPIs relevantes: rolagens de página, inscrições para conteúdo, cliques em anúncios, leads gerados
Meio do Funil: Consideração
No estágio de consideração, um cliente em potencial avalia as soluções para seu problema (é quando ele compara sua oferta de negócios com a de um de seus concorrentes).
Continuando com nosso exemplo, funcionários e gerentes perceberam que um programa de orientação para funcionários poderia resolver seus pontos problemáticos. Mas eles têm preocupações e até objeções à ideia. A startup precisa ajudar cada persona a superar essas objeções por meio de mensagens personalizadas sobre estratégias e recursos específicos que sejam relevantes para que as personas atinjam seus objetivos.
- Persona-alvo: usuários finais, gerentes, tomadores de decisão
- Materiais de marketing: guias detalhados, e-books, boletins informativos, webinars, anúncios
- KPIs relevantes: downloads, cliques, cliques em anúncios, leads qualificados gerados
Fundo do Funil: Decisão
Na fase de decisão, o potencial cliente avalia o seu produto ou serviço como solução para o seu problema.
Digamos que os tomadores de decisão de uma empresa agora estejam convencidos de que devem lançar um programa de orientação de funcionários. Mas qual programa eles deveriam adotar? Com qual provedor de serviços eles devem trabalhar? O trabalho da startup nesta fase é convencer os tomadores de decisão a escolher seu programa.
- Persona-alvo: tomadores de decisão (por exemplo, gerente, executivo de nível C, chefe de finanças)
- Materiais de marketing: estudos de caso, white papers, demonstrações, depoimentos, comparações de produtos e preços, anúncios
- KPIs relevantes: negócios fechados, valor do contrato
Vincule cada estágio a canais ou pontos de contato específicos
Ao mapear os pontos de contato dos compradores B2B para diferentes partes do funil, você pode identificar os canais de marketing mais adequados e eficazes para cada estágio. Você pode ver que os clientes geralmente descobrem sua empresa por meio de postagens de blog e que aqueles que eventualmente se tornam clientes mostram sinais precoces de interesse ao se inscrever em seu boletim informativo.
Você precisará ter um mapa de jornada do cliente – uma visualização de suas interações com o cliente – para poder vincular os pontos de contato aos estágios do funil.
Exemplos de pontos de contato incluem:
- Anúncio do LinkedIn clicado
- Site visualizado
- Inscreveu-se no evento online
- Começou um teste gratuito
Agora você já sabe a diferença entre um funil de vendas B2B e B2C. E se você quer melhorar suas estratégias de marketing digital para gerar mais leads B2B e converter mais vendas para a sua empresa, entre em contato e fale com um consultor de marketing da MKWebb. Somos uma agência digital especializada em empresas B2B.